sexta-feira, dezembro 29, 2006

Boas Festas Indígenas


Achei estas saudações de Boas Festas simplesmente lindo e tem tudo a ver com o que eu teria a dizer a qualquer pessoa!

Retirei de: site Índios On line



"Feliz Natal e Próspero Ano Novo Indígena!


A renovação do nosso espírito, e a satisfação da vida material, se dá com o nascer do sol: com uma planta que nasce, com o brotar da flor, com o aparecimento do fruto, com cada folha que renova, com o canto dos pássaros, com as matas povoadas de animais, com o encanto das florestas, com os rios, lagos, ou lagoas cheios de peixes, com o barulho das cachoeiras, com a água pura que mata a nossa sede, e que nos banha, com as nossas roças produzindo alimentos, para saciar nossa necessidade de perpetuação, com o entardecer, com a lua que surge para nos encantar, com as estrelas, que servem para nos guiar, com o novo amanhecer, com o nascer de uma criança, com o respeito e, o cuidado com os nossos semelhantes, com o direito de viver, e, com a nossa partida para o mundo espiritual. Enfim, com o amor e a proteção que nos relacionamos com a Mãe Natureza.


Somos parte da Terra, pedaços de torrões!


Não queremos um Natal e Próspero Ano Novo, que é medido de ano em ano, onde as pessoas são levadas a acreditarem que é só nesses momentos, que o espírito precisa de renovação e paz, que se redime de todos os tipos de atrocidades cometidos ao longo de um ano, que deve se colocar a melhor roupa, o melhor sapato, ter o melhor alimento, amar, sonhar, tolerar, perdoar, presentear, reunir os membros da família, e que depois de passado surgem as incertezas, o desespero, o egoísmo, o orgulho, a prepotência, a vaidade, o rancor, o ódio, a desesperança, a ganância, a sede do poder, a cegueira, a desilusão etc..;. Que transforma o homem, em um ser avilte.


Não queremos um Feliz Natal, e um Próspero Ano Novo de quem faz parte de um Sistema, ou aceita ser dominado por conveniência, e que deixa seus próprios irmãos: com fome, com sede, sem teto, sem pátria, sem direito a uma boa educação, à saúde, a um trabalho digno, sem acesso ao conhecimento dos direitos e deveres de cidadania, sem rosto e sem voz, que fomentam a guerra (a disputa e a discórdia),


Queremos sim, comungar sempre, com aqueles, que enxergam a humanidade como um todo, que não precisam de retórica, e nem se dizem intelectuais para seduzir e enganar seus irmãos, que não possuem olhos vendados, e que tem a plena consciência de que somos todos iguais perante a Natureza. A diferença é unicamente cultural. E, acima de tudo possuem a consciência de que precisamos preservar e cuidar do meio em que vivemos, se deseja para nossas futuras gerações uma vida digna! ''


Yakuy Tupinambá
Auere!

6 comentários:

Angela Ursa disse...

Índia, fiquei feliz com a sua divulgação da mensagem de Boas Festas Indígenas! Que 2007 traga muita paz, justiça e fraternidade a todos os povos! Beijos da Angela Ursa do outro lado do oceano! ;))

Vegana da Serra disse...

Bom ano para ti!

Liliana Silva disse...

:)

Desejo também para ti um bom 2007 e agadeço-te a visita pelo meu quarto.

Beijinho!! * * * * * *

Bxana disse...

Bem bonito!

Um óptimo 2007!;)

arwen disse...

Sem duvida um belo texto. Uma boa forma de consciencializar o mundo de que somos ao egocentricos que cada vez que passa mais um ano nos fazemos muitos pedidos, mas quase todos eles direccionados para nos. Por vezes, ou melhor, a maioria das vezes esquecemo-nos do que esta à nossa volta, porque estamos tao envolvidos na nossa premiscua vidinha. Obrigada pelo teu contributo no meu blog, espero que passes lá mais vezes.
Um bom ano... e que esse espirito de igualdade e fraternidade se mantenha....

Maria Ostra disse...

Olá India!
Obrigada pela visita ao nosso "poço"!
Tens um espaço muito tranquilo e cheio de vitalidade. Vou voltar!
Já agora, BOM ANO! :)