sexta-feira, setembro 15, 2006

Da Pena e da Compaixão


A PENA – sentimento humano

“Pena, s.f. desgosto; tristeza; dor; aflição...” in Dicionário da Língua Portuguesa

Pena, sentimento que nos enaltece perante o outro. Sentimento que nos coloca num pedestal em relação ao outro. E olha-se lá bem para baixo para o ser de quem se tem pena, porque nós os piedosos, somos bem melhores e temos melhor sorte do que eles, que caíram e estão agora de rastos no chão!

Pena, sentimento em que se lamenta a existência do outro. Tanto amor pelo próximo que não conseguem conter dentro deles mesmos tanta paixão. Mas à mais pequena oportunidade, não se apercebem que estão a espezinhar outros, provavelmente quem têm a seu lado!

Despertem! Há pessoas que não são suficientemente mendigas para aceitarem esmolas! E se recusam a piedade dos outros, são criticados e despojados daquela aurea de debilidade que inicialmente lhes puseram.
Há mais honra e nobreza nesta recusa de piedade do que na virtude de sentir pena de/por alguém!
É necessário respeitar a desgraça, o fracasso e/ou a pobreza dos outros.
Pena?! ... Nem através de palavras nem através de olhares!

1 comentário:

India disse...

Atenção às mentes que possam não ter percebido: eu não estou a dizer não à solidariedade, não estou a dizer não à vontade, não estou a dizer não à ajuda sincera e livre de preconceitos.
Estou a dizer que me irrita profundamente, até às raizes do meu ser, ver aquele olhar de comiseração que vem de dentro das pessoas! Cheira a podre!!! E ouvir palavras de pena quando na realidade ouço: Ainda bem que é contigo e não comigo!